top of page

Andrea Uchitel

Andrea Uchitel nasceu em Buenos Aires. É Doutorada em Biologia (UBA, 2008), bailarina e professora de Tango especialmente focada na transmissão de sua vertente de dança social. É professora certificada da Técnica Alexander (ETABA, com bolsa do Fundo Metropolitano para as Artes, GCBA) e, atualmente, é professora no Diploma de Tango da UNTREF, no Centro Cultural San Martín e no seu próprio estúdio no bairro Caballito, em Buenos Aires.

Paralelamente à sua formação científica, investigou as artes do movimento. Aproximou-se profundamente do tango. Formou-se e trabalhou na escola da Susana Miller e fez parte do grupo de assistentes de Carlos Gavito. Outros professores influentes foram El Tete Rusconi, Cacho Dante, Pocho Carreras, Osvaldo e Coca Cartery, Alberto Dassieu, Ricardo Viqueira, Muma, Pocho Carreras, Osvaldo e Coca Cartery, Alberto Dassieu, Ricardo Viqueira, Julio Balmaceda e Corina de la Rosa, entre outros.

Desde 2002, dá aulas em Buenos Aires, noutras cidades da Argentina, na Europa, Canadá, América Latina e até na África do Sul.

Andrea Uchitel 2024 Lisboa_edited.jpg

Complementa os seus estudos de tango com diversas práticas somáticas e de improvisação. Desde 2005, Andrea pratica Contact Improvisation com professores argentinos: e internacionais.  Estudou Expressão Corporal no Departamento de Artes do Movimento da UNA e aprofundou os temas de composição e improvisação. Andrea combina essa experiência abordando a Educação Somática com práticas como Eutonia, Feldenkrais e principalmente a Técnica Alexander. Em 2015 foi bolseira da Dance Promotion, Fundo Metropolitano para as Artes (GCBA) pela sua formação como professora de Técnica Alexander na ETABA - STAAT. Nessas práticas encontra ferramentas fundamentais para ensinar a dançar no abraço.

Desde 2008 está totalmente dedicada ao ensino do tango e à pesquisa desta arte, vfocada especificamente para o estudo do corpo e do movimento, tendo conseguido desenhar e formalizar uma pedagogia específica a que chamou “Mecânica do Abraço”. Informações anatômicas, sensoriais e cinéticas são utilizadas para explorar o uso do corpo ao dançar no abraço, conectando aspetos técnicos do movimento com a essência do tango social. Uma forma diferente de aprender a dançar tango cujo objetivo é facilitar o desenvolvimento da dança de cada pessoa para uma integração segura nas milongas. Em 2020 publicou seu primeiro livro “Bailar tango. Mecánicas del Abrazo”, que sintetiza a sua abordagem, fornece ferramentas práticas e inicia uma nova instância para compartilhar e abrir pesquisas.

bottom of page